Pequenezas e Outras Infinitudes é um livro que reúne poesias do escritor João Henrique Balbinot na época de seus 8 a 12 anos de idade, lançado pela Editora Multifoco em 2014.
A obra de releitura do livro em aquarela foi criada através de um pedido de encomenda feito pela Sra. Helena Balbinot (mãe do escritor), que ao vislumbrar uma poesia em cada um dos livros escritos pelo filho, desejou que fosse criada uma arte inspirada a partir de cada um, unindo a minha concepção e interpretação como artista.
A obra em aquarela apresenta a minha perspectiva sobre o sumário e mensagem geral do livro. Você pode conferir a declaração sobre a arte no final desta página.


A releitura do livro Pequenezas e Outras Infinitudes deu lugar à uma nova fase na minha vida artística, pois pude contemplar o meu interior durante a produção e entender que este tipo de arte é o que me movimenta e faz feliz.








Declaração sobre a obra
Pequenezas e outras infinitudes
Este é um dos meus livros favoritos do escritor, pois ele possibilita uma grande imersão na transformação de uma pessoa que dialoga consigo mesma em diferentes fases da vida, revelando semelhanças, diferenças e evoluções de um só ser.
As diferentes visões manifestadas pela infância e adolescência do escritor me fizeram buscar o que havia em comum na essência delas, para assim dar vida ao personagem central da arte.
A ideia de criar um personagem fantasioso se deu pela identificação de simbolismos encontrados da narrativa poética do sumário e das poesias. No sumário do livro é dito "como uma nuvem solitária, carregada das dores e dilemas, das possibilidades e afins", frase essa que é resultado de uma junção de títulos de diferentes poesias.
A arte está repleta de elementos que fazem referência a algumas passagens do livro que mais me impactaram, por isso o Ser Caminhante (personagem central da arte) possui corpo de nuvem que faz cair gotas avermelhadas e um corpo-coração que, embriagado de melancolia, caminha em meio à vida, desfrutando do amor, explorando o novo e tomando consciência sobre certas particularidades, tristezas e afins, bem como o próprio escritor nas fases registradas.
Informações técnicas sobre a obra
Artista: Marcela Lauber
Título: Pequenezas e Outras Infinitudes
Gênero: Surrealismo
Técnica: Aquarela sobre papel
Dimensões: A 50x L 40cm
Papel: 100% algodão - Expression Hahnemuhle 300gm/²
Ano: 2020



